SAs - Caderno do Professor


PLANO DE ENSINO DE FISICA – 1ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – BIMESTRE 1
Situações de Aprendizagem
( conteúdos e temas )
Competências e habilidades
Estratégias
Recursos
Avaliação
TEMA I – Grandezas do movimento: identificação, caracterização e estimativa de valores.
















1. Levantamento e classificação dos movimentos do cotidiano
( movimentos que se realizam no cotidiano e grandezas relevantes para sua observação)
( 1 aula )


- utilizar metodologia científica adequada para descrever movimentos de situações cotidianas; identificar a presença de movimentos no cotidiano; classificar os movimentos identificando as grandezas que os caracterizam; planejar o estudo dos movimentos contemplando as classificações efetuadas.

- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.




- roteiro 1 de atividade em grupo visando identificar e classificar os movimentos e os elementos e grandezas que os caracterizam.




- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos sobre as grandezas e os elementos dos movimentos e sobre as formas de organizá-los em grupos a partir de suas características.



2. Identificando as variáveis relevantes de um movimento
(movimentos que se realizam no cotidiano e grandezas relevantes para sua observação; conceituação de deslocamento; distância percorrida; intervalos de tempo; velocidade média; velocidade média escalar e velocidade instantânea)
( 2 aulas )

- utilizar modelo explicativo de movimento para compreender os movimentos de translação; utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas; analisar e prever fenômenos ou resultados de experimentos científicos organizando e sistematizando informações e dados.

- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.





- roteiro 2 de atividade em grupo visando identificar e classificar três grandezas que caracterizam o movimento de translação.





- dever-se avaliar a capacidade do aluno de determinar a velocidade média de veículos, identificar as características da velocidade instantânea.






3. Estimando valores de grandezas dos movimentos
( características comuns e formas de sistematizar is movimentos segundo trajetórias, variações de velocidade, etc; estimativas e escolha de procedimentos adequados para a realização de medidas)
( 2 aulas )

- descrever e comparar características físicas e parâmetros de movimentos de veículos e outros objetos em diferentes linguagens e formas de representação.



- discussões em pequenos grupos para propor procedimentos com proposta de fechamento em grande grupo para estabelecer um procedimento comum a todos; atividade experimental em dupla; organização de informações em tabelas; elaboração de relatório científico.
- roteiro 3 de atividades em grupo visando a determinar a velocidade média de veículos, trena, régua, fita métrica; relógio ou cronômetro.


- deve-se avaliar a capacidade dos alunos de propor novos procedimentos em que sejam realizadas medidas de espaço e de tempo para determinar a velocidade média e também a capacidade dos alunos de executar o procedimento e determinar essa velocidade.
TEMA II – Quantidade de movimento linear: variação e conservação





4. Alterando os movimentos
(modificações nos movimentos como consequência de interações)
( 2 aulas )

- reconhecer as variações no movimento com variações na quantidade de movimento nas partes do sistema juntamente com sua conservação no sistema todo.



- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.




- roteiro 4 de atividade em grupo visando a identificar e classificar os movimentos, os elementos e as grandezas que os caracterizam.




- deve-se avaliar o entendimento dos alunos sobre a produção e alteração dos movimentos, além de verificar a necessidade de ocorrer uma interação; avaliar as explicações sobre causa e efeitos da variação de quantidade de movimento e capacidade de organizar os movimentos nas categorias propostas.

5. A força de uma interação
( causas e variação de movimentos associadas às intensidades das forças e ao tempo de duração das interações)
( 2 aulas )

- identificar as relações entre força e tempo de interação na alteração de um movimento.










- discussões em pequenos grupos para determinar procedimentos e cálculos matemáticos envolvidos na variação da quantidade de movimento, com proposta de fechamento da discussão em grande grupo para estabelecer e debater forma de ação que propicie intervenção  solidária na sociedade; sistematização dos conhecimentos em linguagem matemática, elaboração de registro escrito de análise e julgamento com base nas diferentes posições assumidas diante de uma situação-problema
- roteiro 5 e atividade em grupo, visando a identificar a variação do movimento por ação de uma força.



- dever-se avaliar o entendimento dos alunos sobre a relação entre a produção e a alteração dos movimentos e a ação de uma força aplicada durante um intervalo de tempo, assim como a influência  da variação da intensidade da força ou da variação do tempo em que ela é aplicada; o produto final é a carta a ser encaminhada; verifique a articulação dos argumentos utilizados e as conclusões expressas, avalie a capacidade de sintetizar as discussões presentes no debate e o desenvolvimento da capacidade de produzir texto coletivo.
6. Compensando os movimentos na ação de forças internas
( modificações nos movimentos como conseqüência de interações; variação da quantidade de movimento por compensação)
( 2 aulas )

- utilizar modelo explicativo de movimento para compreender a variação e a compensação dos movimentos de translação; utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas. Analisar e prever fenômenos ou resultados de experimentos científicos organizando e sistematizando informações e dados.

- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos grupos com proposta de atividades experimentais; levantamento de suposições sobre causas e efeitos da variação da qualidade de movimento, fazer generalizações sobre a variação da quantidade de movimento por compensação.

- roteiro 6 de atividade em grupo, visando identificar as intenções na alteração dos movimentos;lápis roliços, prancha de isopor ou pedaço de cartolina movido a corda ou fricção.

- dever-se avaliar o entendimento dos alunos sobre a produção e a alteração dos movimentos, além da necessidade de ocorrer a interação; o produto final é a sínteses que deve ser avaliada no que se refere à descrição dos procedimentos apresentados, à organização dos dados e à clareza dos resultados obtidos.

7. A conservação do movimento linear.
( modificações nos movimentos das partes de um sistema físico como conseqüência da conservação do movimento total do sistema; determinação de quantidade de movimento; previsão de sua variação)
( 2 aulas )
- utilizar modelo explicativo de movimento para compreender á conservação nos movimentos de translação; utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas; analisar e prever fenômenos ou resultados de experimentos científicos organizando e sistematizando informações dadas.

- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de desenvolver atividades teóricas para prever resultados  de atividades experimentais; organização das informações em tabelas.

- roteiro 7 de atividade em grupo, visando a estimar valores de grandezas físicas e solucionar problemas utilizando-se a lei de conservação da quantidade de movimento.

- deve-se avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos sobre as questões físicas envolvidas em cada caso apresentado e a capacidade de solucionar os problemas propostos utilizando-se a lei de conservação da quantidade de movimento e o emprego correto da variação dela.

8. Conhecimento físico ajuda a julgar ações do nosso dia a dia
( conservação da quantidade de movimento e a identificação de forças para fazer análises, previsões e avaliações de situações cotidianas que envolvem movimentos)
( 3 aulas )

- utilizar modelo explicativo de movimento para compreender a variação e a compensação dos movimentos de translação;  utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas, analisar e prever fenômenos ou resultados de experimentos científicos organizando e sistematizando informações dadas; criticar, analisar e julgar situações-problema envolvendo a conservação e a variação da quantidade de movimento.

- debate entre  três grupos de alunos com finalidade e organização dos conhecimentos científicos adquiridos, para subsidiar argumentação em atividade lúdica de jogo, em que é simulado um julgamento.

- roteiro 8 de atividade em grupo, visando a conservação da quantidade de movimento e à identificação de forças para fazer análises, previsões e avaliações de situações cotidianas que envolvem movimentos.





- deve-se avaliar o entendimento do aluno sobre a conservação da quantidade de movimento e sua capacidade de realizar previsões e avaliações de situações cotidianas que envolvem produção e a alteração dos movimentos pautada na variação da quantidade de movimento na parte do sistema mediante a interação; realizar estimativas de força e de tempo nas interações; o produto final de cada julgamento é o veredicto que deve ser avaliado em relação aos conhecimentos físicos desenvolvidos ao longo do semestre e em relação a capacidade de argumentação que cada indivíduo ou cada grupo expressou.

TEMA III – Leis de Newton




9. Análise das partes de um sistema de corpos
( as leis de Newton na análise de partes de um sistema de corpos)
( 2 aulas )

- identificar as forças presentes nos sistemas físicos e em suas partes, determinar valores das grandezas que caracterizam sistemas físicos estáticos e dinâmicos ( forças, acelerações, etc.)

- aula com discussão em grande grupo, resolução de atividades e exercícios em pequenos grupos.

- roteiro 9 de atividade em grupo com problemas físicos de sistemas de corpos e diagrama de forças.

- deve-se avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos sobre as questões físicas envolvidas em cada caso apresentado; avalie a capacidade de resolução de situações-problema envolvendo sistemas físicos com forças resultantes não nulas e o emprego do diagrama de forças para sistematizar o problema.

10. Comparando as leis de Newton e as leis da conservação da quantidade de movimento
(relação entre as leis de Newton e a lei de conservação da quantidade de movimento)
( 2 aulas )

- identificar as relações entre as leis de Newton e a lei da conservação da quantidade de movimento; reconhecer as leis de Newton como determinação das variações na parte do sistema e lei de conservação como determinação do sistema todo.
- aula com discussão em grande grupo; resolução de atividades e exercícios em pequenos grupos
- roteiro 10  de atividade em grupo com problemas físicos de sistemas de corpos com variação da quantidade de movimento de suas partes
- deve-se avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos sobre as questões físicas envolvidas em cada caso apresentado e sua capacidade de solucionar os problemas propostos tanto pela lei de conservação da quantidade de movimento quanto pelas leis de Newton.



PLANO DE ENSINO DE FISICA – 1ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – BIMESTRE 2
Situações de Aprendizagem
Competências e habilidades
Estratégias
Recursos
Avaliação
TEMA I - Trabalho e energia mecânica





1. Formas de energia envolvidas em movimentos do cotidiano
( fontes e transformações de energia em situações que envolvem movimentos; conversão de energia potencial elástica em energia cinética; energia mecânica e sua identificação em movimentos reais)
( 2 aulas )

- utilizar linguagem científica adequada para descrever movimentos em situações cotidianas; identificar movimentos no cotidiano, reconhecendo as fontes e transformações de energia envolvidas em suas variações; identificar variáveis relevantes, elaborar hipóteses, estabelecer relações e interpretar observações ou  resultados de um  experimento; identificar regularidades, invariantes e transformações  na análise experimental de fenômenos físicos; elaborar relatórios analíticos de experimentos, apresentando procedimentos, discutindo resultados e fazendo uso da linguagem física apropriada.

- levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes com sistematização em grande grupo; realização, interpretação, sistematização e relato de experimento.

- roteiro de atividade em grupo; material para atividade experimental: uma lata vazia ( de refrigerante, suco ou semelhante), um elástico, dois pregos ( ou palitos de dente) e um parafuso com porca.

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos sobre as fontes de energia associadas aos movimentos e sobre as formas de organizá-las a partir de suas características; avaliar a participação dos alunos na atividade, seu interesse, motivação, capacidade de colaboração, argumentação e síntese; avaliar a compreensão dos procedimentos  e conceitos físicos relativos à variação de movimento e energia envolvidos nas atividades.

2. Conservação de energia em sistemas do cotidiano
(movimentos que se realizam no cotidiano e grandezas relevantes para sua observação; energia mecânica; energia potencial; energia cinética; conservação de energia; variação de energia pelo trabalho de uma força)
( 2 aulas )

- utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas; dada uma situação-problema, identificar variáveis relevantes e estratégias para resolvê-la; utilizar modelos explicativos na interpretação de fenômenos tecnológicos; utilizar instrumentos de cálculos matemáticos na solução de problemas envolvendo conservação de energia.

- trabalho individual na identificação das partes que compõe um bate-estaca e suas principais funções; atividade coletiva na discussão dos trabalhos individuais  com ênfase nos conceitos  físicos envolvidos no  processo de funcionamento do bate-estaca; trabalho em grupo na solução quantitativa do problema sobre a penetração do bate-estaca no solo.

- roteiro de atividade.

- avaliar a capacidade e a participação dos alunos nos diferentes momentos da atividade; avaliar habilidades de identificar variáveis relevantes na solução do problema, de utilizar modelos físicos de forma adequada, de propor estratégias de solução e de realizar cálculos consistentes em situações envolvendo movimento e conservação de energia; avaliar a capacidade dos alunos de argumentar de forma consistente  e de expressar conceitos por meio de diferentes formas de linguagem oral e escrita,

3. Riscos de alta velocidade em veículos
( movimentos que se realizam  no cotidiano e as grandezas relevantes para sua observação; distância percorrida,; velocidade média; velocidade instantânea; energia cinética; energia mecânica, variação de energia pelo trabalho de uma força)
( 2 aulas )

- utilizar terminologia científica adequada para descrever situações  cotidianas; prever, analisar e sistematizar  fenômenos
ou resultados de experimentos; utilizar modelos explicativos para compreender os movimentos de translação. Construir, ler e interpretar dados e informações apresentados em tabelas e gráficos ; a partir de dados e informações sobre movimentos, avaliar e argumentar sobre riscos envolvidos; dada uma situação-problema, identificar variáveis relevantes e estratégias para resolve-la; expressar e elaborar, por meio de diferentes linguagens, relatos, cartas, folhetos, protótipo s ou outras formas de comunicação para apresentar pontos de vista, propostas, informações técnicas e projetos.

- discussões em pequenos grupos; uso de tabelas, construção de gráficos;  debate em grande grupo; elaboração de carta; elaboração de protótipo de equipamento.

- roteiro de atividade

- avaliar a capacidade e a participação dos alunos nos diferentes  momentos da atividade avaliar habilidades de investigação, como elaboração de hipóteses, análise, organização e interpretação de dados em tabelas e gráficos ; avaliar a capacidade dos alunos de  identificar; argumentar de forma consistente e propor procedimentos  relativos aos riscos de dirigir em alta velocidade; avaliar a capacidade dos alunos de se expressarem por meio de diferentes formas de linguagem para apresentar informações de interesse público.

TEMA II – Equilíbrio estático e dinâmico





4. A evolução das máquinas mecânicas
(evolução histórica dos processos de utilização do trabalho mecânico ( por exemplo, na evolução dos meios de transportes ou de máquinas mecânicas) e suas implicações na sociedade)
( 2 aulas )
- reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social; analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação ao avanço tecnológico das máquinas; reconhecer a tecnologia como resultado de uma construção humana, identificando a evolução das máquinas que realizam o trabalho mecânico.

- trabalho em grupo, preparação para o debate e debate  entre os grupos; fechamento em grande grupo.







- roteiro 4 de atividade em grupo, visando à identificação da evolução da máquinas que realizam trabalho mecânico e à avaliação dos riscos e benefícios trazidos por esse processo evolutivo.



- deve-se avaliar o entendimento dos alunos sobre a evolução das máquinas que realizam trabalho mecânico e a avaliação dos riscos e benefícios trazidos por esse processo evolutivo.





5. Avaliando situações de equilíbrio estático
( condições necessárias para a manutenção do equilíbrio de translação de objetos, incluindo situações no ar ou na água)
( 2 aulas )

- ler e interpretar textos e procedimentos experimentais e elaborar comunicação escrita ou oral para relatar experimentos; identificar variáveis relevantes na análise de situação-problema e reconhecer possíveis estratégias experimentais para resolvê-la; elaborar hipóteses e interpretar resultados; realizar de forma cuidadosa e consistente os procedimentos experimentais, reconhecendo as condições necessárias para estabelecer o equilíbrio estático de forças.

- atividade experimental de construção, calibração e utilização de equipamento para medir forças em situações de equilíbrio.

- roteiro 5 de atividade em grupo, que aborda a construção, a calibração e a utilização de dinamômetro; materiais para construção de dinamômetro: rolhas, arame, cano plástico, mola, pedaço de madeira, papel quadriculado e parafusos.

- avaliar a participação dos alunos na atividade, seu interesse, motivação, capacidade de colaboração, argumentação e síntese; avaliar o entendimento dos alunos sobre as condições necessárias para estabelecer o equilíbrio de translação num sistema físico.

6. O torque em situações de equilíbrio
( condições necessárias para a manutenção do equilíbrio de rotação de objetos em equilíbrio estático)
( 2 aulas )

- ler e interpretar textos e procedimentos experimentais e elaborar comunicação escrita ou oral para relatar experimentos; identificar variáveis relevantes na análise de situação-problema e reconhecer possíveis estratégias experimentais para resolvê-la; elaborar hipóteses e interpretar resultados; realizar de forma cuidadosa e consistente os procedimentos experimentais, reconhecendo as condições necessárias para estabelecer o equilíbrio estático de rotação.

- atividade experimental de construção e utilização de uma balança de braço  para comparar torques em situações de equilíbrio estático.

- roteiro 6 de atividade em grupo; construção e utilização de balança de braços ( materiais: régua rígida de plástico, madeira ou metal, pregos, parafusos ou brocas, clipes de papel e barbante ou linha)

- avaliar a participação dos alunos na atividade, seu interesse, motivação, capacidade de colaboração, argumentação e síntese; avaliar o entendimento dos alunos sobre as condições necessárias para estabelecer o equilíbrio de rotação num sistema físico.
7. Trocando força por deslocamento no trabalho de uma força.
( processos de amplificação de forças em ferramentas; instrumentos ou máquinas)
( 2 aulas )

- utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas; interpretar situação-problema e utilizar modelos explicativos de equilíbrio estático para sua solução; utilizar linguagem matemática na apresentação do desenvolvimento e solução de problemas que envolvem ampliação de força.
- discussões em pequenos grupos com fechamento da classificação em grande grupo; intervenção e exposição do professor.
- roteiro 7 de atividade em grupo, visando à identificação da ampliação da força, realizando a troca de força por deslocamento ara realizar o mesmo trabalho.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos no desenvolvi mento das atividades; avaliar o entendimento os alunos sobre o princípio de funcionamento da ampliação da força, ou seja, o aumento do deslocamento para aplicar uma força menor e executar o mesmo trabalho.


PLANO DE ENSINO DE FISICA – 1ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – BIMESTRE 3
Situações de Aprendizagem
Competências e habilidades
Estratégias
Recursos
Avaliação
TEMA I Universo: elementos que o compõem





1. Um passeio pela Galáxia
( os diferentes os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização; termos, conceitos e idéias associados a descrição dos corpos celestes e sua organização; debates atuais sobre as relações entre as condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência)
( 1 aula )

- ler e interpretar textos envolvendo termos e idéias científicas; narrar e debater as situações imagináveis relacionadas a exploração do espaço.

- leituras, discussões em sala, narrações e debates; levantamento de representações sobre o Universo.

- livro O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams, e o filme homônimo.

- ao longo do bimestre, você deve ficar atento a indicadores que mostrem que a leitura está sendo realizada pelos alunos. Isto pode ser verificado por meio das diversas formas descritas no tópico Encaminhando a ação.

2. O que tem lá em cima
(os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização a partir de características comuns em relação à massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento)
( 4 aulas )

- desenvolver atitude investigativa e de pesquisa bibliográfica e iconográfica; organizar, representar e expressar, por meio de diferentes linguagens, modelos sobre corpos celestes; desenvolver a prática da escrita, com narração de eventos e descrição de fenômenos.

- explicitação pelos alunos dos conceitos sobre os elementos do espaço, problematização e debate; sistematização coletiva por meio de imagens e elaboração em grupo de historias.

- imagens coletadas na internet e em livros ilustrados: planetas, asteróides, cometas, satélites, diferentes tipos de estrelas, galáxias, nebulosas, aglomerados globulares, aglomerados abertos, buracos negros, estrelas de nêutrons; algumas destas imagens serão necessariamente representações pictóricas e não fotográficas, como no caso do buraco negro e das estrelas de nêutrons; um material particularmente interessante e o livro O Universo, da serie Atlas Visuais, publicado pela Editora Ática.
- verifique a qualidade dos produtos solicitados: o mapa conceitual e a história elaborada pelos alunos.

3. A Terra é uma bolinha
(as relações entre as dimensões e distâncias na Terra e no sistema Terra-Lua; a esfericidade da Terra; Terra redonda: fato ou teoria?)
( 2 aulas )

- fazer cálculos de proporções para avaliar dimensões envolvidas em corpos celestes; estimar e avaliar dimensões espaciais (tamanhos e distancias); realizar comparações de corpos celestes; trabalhar com diferentes ordens de grandeza.

- exposição; debate em aula; realização de medidas de diâmetro; simulação do sistema Terra-Lua.

- bolas de tamanho diferente, de qualquer tipo e material (isopor, futebol, vôlei, tênis, bola de gude, pingue-pongue, basquete); ao menos uma trena (ou fita métrica) e uma régua; texto A relatividade do erro, de Isaac Asimov.

- você pode verificar se os alunos conseguem efetuar os cálculos e chegar as conclusões propostas.

4. O Sistema Solar
(as relações entre as dimensões, distâncias e densidades dos corpos celestes no Sistema Solar.)
( 2 aulas )

- realizar cálculos de proporções para obter relações entre dimensões, distâncias e períodos dos planetas do Sistema Solar; estimar e avaliar grandezas como distancia, tempo e densidade.

- exposição; debate em aula; realização de cálculos; construção de maquetes; atividades de encenação.

- diversas bolas de tamanhos diferentes, de qualquer tipo e material (isopor, futebol, vôlei, tênis, bola de gude, pingue-pongue, basquete); calculadoras.

- você pode verificar a qualidade das respostas fornecidas pelos alunos na atividade de analise da tabela de características físicas dos planetas.

5. Um pulinho a Alfa do Centauro
(as distâncias estelares; o conceito de ano-luz; constelações)
( 3 aulas )

- calcular proporções envolvendo distancias e tempo; estimar grandezas como distancias e intervalos de tempo; compreender e utilizar conceito de ano-luz; buscar e organizar informações sobre estrelas e constelações; identificar e localizar estrelas e constelações a olho nu ou em cartas celestes; conhecer a nomenclatura usada na denominação de estrelas em uma constelação.

- exposição; debate em aula; realização de cálculos; elaboração de maquete; pesquisas.

- mapas celestes.

- avaliar os cálculos realizados para estimar o tempo da propagação da luz entre o Sol e os planetas e a representação espacial da constelação, alem da compreensão sobre o conceito de ano-luz.

TEMA II – Interação Gravitacional





6. As aventuras de Selene
(a noção de gravidade como resultado de um campo gravitacional; relação entre campo gravitacional e forca; massa e peso; condições da superfície lunar; possibilidades de exploração da Lua; modelos de Universo na mitologia greco-romana)
( 4 aulas )

- interpretar textos envolvendo termos e idéias científicos; pesquisar informações históricas; descrever situações e fenômenos físicos a partir de condições dadas; refletir sobre relações entre ambiente físico e práticas sociais; elaborar texto, na forma de ficção, que aborde fenômenos físicos de acordo com leis dadas; interpretar e aplicar expressões matemáticas que descrevem fenômenos físicos; utilizar funções de calculadoras eletrônicas.
- leituras; discussões em sala; narrações; debates.
- texto As aventuras de Selene; calculadoras científicas (uma por grupo de alunos) ou, alternativamente, o uso do computador na sala de informática.
- avaliar a continuidade da história produzida pelos alunos, levando em conta os aspectos físicos da suposta vida na superfície lunar.


PLANO DE ENSINO DE FISICA – 1ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – BIMESTRE 4
Situações de Aprendizagem
Competências e habilidades
Estratégias
Recursos
Avaliação

TEMA I – Sistema Solar













1. Matéria, Movimento e Universo.
(teorias, modelos e processos de investigação sobre a origem, a evolução e a constituição do Universo; evolução dos modelos sobre o Universo (matéria, radiação e interações); as etapas da evolução estelar (formação, gigante vermelha, anã branca, supernova, buraco negro); algumas especificidades do modelo cosmológico atual (espaço curvo, universo inflacionário, Big Bang)).
( 4 aulas )

- buscar, interpretar e identificar informações relevantes, por meio da internet, de materiais audiovisuais ou de outras fontes de consulta bibliográfica; elaborar e apresentar relatos na forma de pôster.






- pesquisa bibliográfica; elaboração e apresentação de pôsteres.






- sites, livros e revistas.




- avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas pesquisas; elaboração e apresentação dos pôsteres.




2. 2001: o futuro que já passou
(campos gravitacionais e relações de conservação na descrição do movimento de naves e satélites; conceituação de gravidade e imponderabilidade. Noções de referenciais e forças inerciais. Elementos da exploração espacial: satélites, estações, sondas, telescópios, ônibus espaciais etc)
( 3 aulas )

- conhecer equipamentos tecnológicos de exploração espacial, reconhecer seus usos e associá-los a leis da mecânica; ler e interpretar informações sobre dispositivos espaciais apresentados em diferentes linguagens.
- pesquisa de informações em diferentes fontes de consulta; análise e interpretação de cenas de filme e textos; debate em aula.
- DVD do filme 2001: uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick; texto fornecido no corpo da atividade.
- verificar a participação dos alunos nas discussões em aula, a qualidade das pesquisas e as respostas ao roteiro.
3. As leis de Kepler
(as leis da Mecânica nas interações astronômicas; campos gravitacionais e relações de conservação na descrição do movimento do sistema planetário, dos cometas, das naves e dos satélites)
( 3 aulas )

- elaborar e interpretar dados em diferentes formas de apresentação; transformar informações de uma forma de apresentação em outra; realizar medidas.
- confecção de gráficos; análise de dados pelos alunos.
- papel milimetrado; tabela com dados sobre os planetas (disponível no Caderno Vol 3).
- realizada durante as atividades em classe, com a confecção de gráficos e do roteiro de análise dos dados.
Tema 2 – Universo, Terra e Vida: Origem do Universo e Compreensão Humana





4. Dimensões do espaço e do tempo
(teorias e modelos propostos para a origem, evolução e constituição do Universo, além das formas atuais para sua investigação e os limites de seus resultados; evolução dos modelos sobre o Universo)
( 3 aulas )

- desenvolver a leitura e a interpretação de textos. Formular hipóteses; estabelecer relações entre representações hipotéticas.
- leituras e discussão de textos.
- textos (fornecidos ao longo da Situação de Aprendizagem) e mapas ou guias de ruas.
- realizada durante o processo de leitura e interpretação de textos e na pesquisa sobre artefatos espaciais.
5. A enciclopédia galáctica
(avaliação científica das hipóteses de vida fora da Terra; estimativas das ordens de grandeza de medidas astronômicas para situar a vida em geral, e vida dos seres humanos em particular, temporal e espacialmente no Universo)
( 3 aulas )

- observação e interpretação de cenas de vídeo e de dados sobre pesquisas relativas à busca de vida inteligente extraterrestre.
- análise de cenas de filme; debate em aula; pesquisa.
- DVD ou VHS da série Cosmos, episódio 12 (Enciclopédia Galáctica).
- verificar a participação dos alunos nas discussões em aula, na pesquisa e nas respostas ao roteiro.



==================================================
 
PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 1º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I - Fenomenologia: calor, temperatura e fontes





1. Problematizando e classificando: Cadê o calor?
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor)
(1 aula)

- identificar fenômenos, substâncias e materiais envolvidos em processos térmicos; relacionar características térmicas dos materiais com seus diferentes usos diários; perceber a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos; elaborar comunicação escrita ou oral utilizando linguagem científica adequada.

- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.
- roteiro 1, visando identificar objetos e fenômenos que envolvem os conceitos de calor e temperatura.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; a compreensão do aluno acerca dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar as respostas às questões apresentadas no roteiro de atividade.
2. Estimando temperaturas
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais.)
(1 aula)

- estimar medidas de temperatura; reconhecer fenômenos e elementos térmicos presentes no cotidiano; utilizar adequadamente fontes de pesquisas, como bibliotecas, enciclopédias e internet; redigir sínteses de pesquisa.
- atividade de levantamento de temperaturas típicas para conduzir as discussões acerca de equipamentos e procedimentos para realizar suas medidas.
- roteiro 2, que leva os alunos a fazer estimativas acerca das temperaturas de diferentes corpos.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; a compreensão do aluno acerca dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar as respostas às questões apresentadas no roteiro de atividade.

3. Construindo um termômetro
(ler, interpretar e executar corretamente um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situação experimental que envolve fenômenos térmicos e construção de um termômetro; elaborar comunicação escrita e relatar oralmente resultados de experimentos qualitativos sobre termômetro; identificar no cotidiano as situações que envolvem conhecimentos físicos estudados nas atividades realizadas)
(1 aula)

- estimar e realizar medidas de temperatura, escolhendo equipamentos e procedimentos adequados para isto.
- uso de uma atividade experimental para conduzir as discussões acerca de equipamentos e procedimentos para medir temperaturas.
- atividade experimental, utilizando materiais de baixo custo para a construção de um termômetro.
- avaliar a execução das experiências propostas e as respostas das questões contidas no roteiro; avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; avaliar também o envolvimento e a compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades.
4. Regulando a temperatura
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais)
(2 aulas)

- identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes situações ou para explicar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos; identificar as formas de controle de temperatura realizadas no cotidiano
- atividade de organização de conhecimentos a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.
- roteiro 4, visando identificar equipamentos e procedimentos para realizar o controle de temperaturas no cotidiano.

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; a compreensão do aluno acerca dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar as respostas às questões apresentadas no roteiro de atividade.
TEMA II - Trocas de calor e propriedades térmicas da matéria





5. Reconhecendo e procurando o calor: cadê o frio?
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais; fontes de calor, materiais isolantes e condutores)
(1 aula)

- identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes situações ou para explicar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos; compreender a relação entre variação de energia térmica e temperatura para avaliar mudanças na temperatura e mudanças de estado da matéria em fenômenos naturais ou processos tecnológicos.

- atividade de organização de informações recolhidas pelos alunos em casa; uso de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.
- roteiro da atividade 5 visando identificar fontes, isolantes e condutores de calor presente nas cozinhas.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos, bem como sua capacidade de organizá-las em categorias em função de suas características.
6. Conduzindo, "convectando", irradiando: e o calor em transito!
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais)
(1 aula)

- identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes situações ou para explicar a participação do calor nos processos naturais e tecnológicos; identificar os diferentes processos de trocas de calor (condução, convecção e irradiação) e diferenciar seus respectivos modelos explicativos (calor como processo e calor como radiação térmica).

- variadas atividades experimentais para conduzir as discussões acerca dos diferentes processos de transferência de calor.
- atividade experimental, utilizando materiais de baixo custo para problematizar os processos de transferência de calor.
- avaliar a execução das experiências propostas e respostas das questões contidas no roteiro; avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; avaliar também o envolvimento e a compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades.
7. Quem libera mais calor?
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais; calor específico e capacidade térmica.)
(1 aula)

- ler, interpretar e executar corretamente um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situação experimental que envolve trocas de calor e propriedades térmicas dos materiais; elaborar comunicação escrita e relatar oralmente resultados de experimentos sobre condução de calor, calor específico e capacidade térmica; identificar no cotidiano as situações que envolvem conhecimentos físicos estudados na atividade realizada.

- atividade experimental para conduzir as discussões sobre o conceito de calor específico.

- atividade experimental, utilizando materiais de baixo custo para conduzir discussões acerca do calor específico de um material.
- avaliar a execução da experiência proposta e as respostas das questões contidas no roteiro; avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização da atividade em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; avaliar também seu envolvimento e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos na atividade.
8. O mais energético
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais; calor de combustão.)
(1 aula)
- ler, interpretar e executar corretamente um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situação experimental que calcula a quantidade de calor envolvida em processos termodinâmicos reais; elaborar comunicação escrita e relatar oralmente resultados de experimentos qualitativos sobre a quantidade de energia armazenada nos alimentos.

- atividade experimental para conduzir as discussões sobre a quantidade de energia armazenada nos alimentos.
- atividade experimental, utilizando materiais de baixo custo para conduzir as discussões sobre a quantidade de energia armazenada nos alimentos e o calor de combustão.
- avaliar a execução da experiência proposta e as respostas das questões contidas no roteiro; avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização da atividade em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; avaliar também seu envolvimento e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos na atividade.
TEMA III - Aquecimento e clima





9. As brisas
(ler, interpretar e executar corretamente um roteiro de atividade experimental; reconhecer os ciclos de calor no sistema terrestre; elaborar comunicação escrita e relatar oralmente resultados de experimentos qualitativos sobre ciclos de calor no sistema terrestre e fenômenos atmosféricos; identificar no cotidiano as situações que envolvem conhecimentos físicos estudados nas atividades realizadas)
(1 aula)
- reconhecer os ciclos de calor no sistema terrestre (clima, fenômenos atmosféricos e efeito estufa); descrever relatos de fenômenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos físicos; construir gráficos e tabelas.
- atividade experimental para conduzir as discussões sobre a formação de brisas e ventos.

- atividade experimental, utilizando materiais de baixo custo para conduzir as discussões sobre a formação de brisas e ventos.

- avaliar a execução da experiência proposta e as respostas das questões contidas no roteiro; avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização da atividade em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; avaliar também seu envolvimento e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos na atividade.

10. Temperaturas muito, muito baixas
(calor, temperatura e fontes; processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais; formação de chuva, orvalho, geada e neve; ciclo da água)
(1 aula)
- reconhecer modelos físicos microscópicos para adquirir compreensão mais profunda dos fenômenos térmicos e utilizá-los na análise de situações-problema; reconhecer os ciclos de calor no sistema terrestre; elaborar relatórios analíticos, apresentando e discutindo dados e resultados de experimentos, fazendo uso, sempre que necessário, da linguagem científica apropriada.

- atividade experimental para conduzir as discussões sobre a compreensão de fenômenos atmosféricos, como a formação de chuva, orvalho, geada e neve.

- atividade experimental, utilizando materiais de baixo custo para produzir misturas frigoríficas.
- avaliar a execução das experiências propostas e as respostas das questões contidas no roteiro; avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; avaliar também seu envolvimento e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades.
11. Multinacionais × ONGs: um confronto... de ideias!
(calor como radiação, efeito estufa e camada de ozônio)
(1 aula)
- avaliar cientificamente hipóteses sobre aquecimento global e suas conseqüências ambientais e sociais; perceber o papel desempenhado pelo conhecimento físico no desenvolvimento da tecnologia e a complexa relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
- debate simulado para conduzir as discussões sobre o aquecimento global e as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
- simulação de um debate entre uma multinacional e uma ONG.


- relatório-síntese, em que a defesa do posicionamento do aluno deve ser corroborada pelo conhecimento científico, a fim de enriquecer seus argumentos, distanciando-o do senso comum, da mera “opinião”; por tratar-se de uma atividade que simula um debate, deve-se avaliar o grau de comprometimento, participação e engajamento do aluno em sua realização.


PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I - Calor como energia.





1. O equivalente mecânico do calor
(calor; trabalho; energia; equivalente mecânico do calor)
(2 aulas)

- reconhecer o processo histórico da unificação entre os conceitos de calor e trabalho mecânico; compreender e aplicar o princípio da conservação da energia; manusear equipamentos de medida, controlar variáveis e elaborar hipóteses para interpretar observações e medidas; construir modelos a partir da realização de experimentos; elaborar relatórios analíticos, apresentar e discutir dados e resultados dos experimentos; fazer uso da linguagem física apropriada.

- atividade experimental para conduzir discussões sobre o equivalente mecânico do calor.
- roteiro da atividade; materiais experimentais de baixo custo.


- avaliar a construção adequada do arranjo experimental; acompanhar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades; verificar a compreensão acerca dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar as respostas às questões apresentadas no roteiro de atividade, bem como a apresentação e a interpretação dos resultados experimentais.
2. A máquina de Heron
(calor; trabalho; energia)
(2 aulas)

- ler, interpretar e executar corretamente um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situações experimentais ou teóricas em processo que envolve a unificação entre calor e trabalho mecânico; elaborar hipóteses para interpretar observações e medidas e conceituar e quantificar as grandezas envolvidas; elaborar comunicação escrita ou oral para relatar resultados de experimento sobre o princípio da conservação da energia, utilizando esquemas, símbolos e linguagem científica.

- leitura de roteiro, montagem de experimento e verificação qualitativa de fenômenos que associam calor ao movimento; discussão em grupo de questões que acompanham o roteiro; discussão e sistematização com a classe; compreensão da situação-problema; identificação do conhecimento científico para a solução e resolução adequada do problema; apresentação oral ou escrita dos resultados.

- roteiro da atividade; material experimental de baixo custo para construção da máquina de Heron.
- a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; seu envolvimento e de sua compreensão na realização das atividades propostas; o uso correto de conceitos físicos e da linguagem culta e científica nas respostas às questões contidas no roteiro e na elaboração de sínteses de observações, análises e soluções.
TEMA II - Motores e geradores; produção de movimento





3. Revolução Industrial e as máquinas térmicas
(processos que envolvem troca de calor; propriedades térmicas dos materiais; calor específico e capacidade térmica.)
(2 aulas)
- associar o papel do conhecimento sobre o calor (termodinâmica) com características da sociedade ocidental como a conhecemos; redigir textos utilizando linguagem e conceitos científicos; identificar os contextos socioeconômico, científico e histórico nos quais se deu a primeira Revolução Industrial; avaliar o funcionamento das máquinas térmicas e sua importância social.

- uso de pesquisa acerca das relações entre máquinas térmicas e a Revolução Industrial.
- roteiro da atividade; pesquisa com a utilização de internet, biblioteca etc.; uso de diferentes recursos para apresentação da pesquisa em sala de aula.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; de seu envolvimento na realização e na análise das questões propostas no roteiro e de sua compreensão dos conceitos físicos envolvidos; avaliar a realização e o resultado da pesquisa e sua apresentação em sala de aula.
4. Entrevista com um mecânico
(calor; energia; trabalho; primeira lei da termodinâmica; segunda lei da termodinâmica; máquinas térmicas; diagramas PV)
(3 aulas)

- buscar informações de especialistas para reconhecer o princípio de funcionamento de máquinas térmicas reais; utilizar linguagem escrita para relatar informações obtidas em entrevista que evidenciem relações entre  procedimentos práticos e características dos motores a combustão; comparar e discriminar diferentes tipos de motores; elaborar, realizar e apresentar questões a técnicos e/ou especialistas sobre o tema em questão; representar o ciclo de um motor em um diagrama PV; compreender e aplicar em situações-problema o primeiro princípio da termodinâmica.

- realização de uma entrevista com um mecânico com o intuito de obter um primeiro contato com o funcionamento de motores a combustão; análise dos resultados obtidos; trabalho em grupo; discussão com a classe.
- roteiro da atividade.
- avaliar a qualidade das respostas às questões contidas no roteiro; avaliar o relatório-síntese e o da entrevista; avaliar a compreensão do aluno em relacionar as respostas fornecidas pelo especialista e as características dos diferentes motores; avaliar sua compreensão das principais características de máquinas térmicas e as representações dos ciclos em diagramas PV.
5. Entrevista com um técnico em refrigeração
(calor; energia; trabalho; primeira e segunda leis da termodinâmica; máquinas térmicas; diagramas PV)
(2 aulas)

- reconhecer o refrigerador como uma máquina térmica; identificar os principais elementos, etapas e ciclo de funcionamento de um refrigerador; elaborar, realizar e apresentar questões a técnicos e/ou especialistas sobre o tema em questão; representar o ciclo de um refrigerador em um diagrama PV; compreender e aplicar em situações-problema o segundo princípio da termodinâmica.

- realização de uma entrevista com um técnico em refrigeração com o intuito de obter um primeiro contato com o funcionamento de uma geladeira.
- entrevista com um técnico em refrigeração; análise dos resultados obtidos; trabalho em grupo; discussão com a classe.
- avaliar a qualidade das respostas às questões contidas no roteiro; avaliar o relatório-síntese e o da entrevista; avaliar a compreensão do aluno em relacionar as respostas fornecidas pelo especialista e as características dos refrigeradores; avaliar sua compreensão das principais características de máquinas térmicas e as representações dos ciclos em diagramas PV.
6. Pesquisando a potência e o rendimento
(calor; energia; trabalho; primeira e segunda leis da termodinâmica; máquinas térmicas; diagramas PV; potência; rendimento.)
(1 aula)

- buscar informações em diferentes fontes para reconhecer a participação do calor e os processos envolvidos no funcionamento de máquinas térmicas; reconhecer e compreender o princípio da conservação da energia; utilizar linguagem escrita para relatar informações obtidas em pesquisas que envolvam a determinação da potência e o rendimento de uma máquina; compreender e representar o ciclo de Carnot, entendendo-o como um ciclo ideal; ler e interpretar gráficos que sintetizem informações obtidas em diferentes fontes sobre potência e rendimento de máquinas diversas.

- realização de uma pesquisa sobre a potência e o rendimento de diferentes motores; análise dos resultados obtidos; trabalho em grupo; discussão com a classe.
- roteiro da atividade; pesquisa, utilizando internet, biblioteca, revistas de automóveis etc.
- avaliar a qualidade das respostas às questões contidas no roteiro; avaliar o relatório-síntese e a qualidade da pesquisa; avaliar a compreensão do aluno acerca da potência e do rendimento de diferentes máquinas térmicas; avaliar sua compreensão das principais características de máquinas térmicas.
TEMA III - Entropia e degradação da energia




7. Uma pergunta intrigante: Por que temos de economizar energia já que a Física diz que ela não se perde?
(fontes e transformações de energia; processos que envolvem transformações de energia; princípio da conservação de energia; leis da termodinâmica; entropia)
(2 aulas)

- reconhecer os ciclos de energia no sistema terrestre; calcular balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra; relacionar as necessidades energéticas como problema da degradação da energia; ler e interpretar gráficos e tabelas; redigir texto informativo e sugestivo sobre economia de energia usando conceitos físicos.
- realização de uma pesquisa para tentar responder a um aparente paradoxo; elaboração de um pequeno texto que simule a resposta a um leitor de revista de divulgação científica.
- roteiro da atividade 7; pesquisa utilizando internet, biblioteca etc.


- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; seu envolvimento na realização e análise das questões propostas no roteiro e sua compreensão dos conceitos físicos envolvidos; avaliar redação do texto respondendo para um "leigo" a pergunta contida no roteiro.
8. O balanço energético do Brasil e os ciclos de energia na
Terra
(energia e fontes; processos que envolvem transformações de energia; princípio da conservação de energia; leis da termodinâmica; entropia)
(2 aulas)
- identificar diferentes fontes de energia na matriz energética brasileira; reconhecer os ciclos de energia no sistema terrestre; calcular balanços energéticos de alguns processos de transformação da energia na Terra; relacionar as necessidades energéticas como problema da degradação da energia; discriminar fontes renováveis de fontes não renováveis de energia; ler e interpretar gráficos e tabelas.

- realização de uma pesquisa para encontrar informações sobre as principais fontes de energia no
Brasil, bem como estudar o ciclo de energia da Terra; análise das informações obtidas; trabalho em grupo; discussão com a classe.


- roteiro da atividade; pesquisa utilizando internet, biblioteca etc.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; seu envolvimento na realização e análise das questões propostas no roteiro e sua compreensão dos conceitos físicos envolvidos; avaliar redação do relatório-síntese.

PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 3º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I - Som: fontes, características físicas e usos




1. Isso é barulho ou música?
(diferenças físicas entre ruídos e sons harmônicos; características físicas dos sons)
(1 aula)

- perceber a constante presença dos sons em nosso dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons; reconhecer influências culturais na forma de apreciação dos sons.
- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir da discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização coletiva.
- roteiro da atividade.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor; a compreensão de procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar as respostas às questões apresentadas no roteiro de atividade.

2. Uma entrevista musical
(diferenças físicas entre ruídos, sons harmônicos e timbre, e suas fontes de produção; ondas mecânicas, comprimento de onda, amplitude, frequência, período, velocidade de propagação e as relações matemáticas entre estas grandezas)
(2 aulas)

- buscar informações de especialistas para reconhecer escalas musicais e o princípio de funcionamento de alguns instrumentos; utilizar linguagem escrita para relatar informações obtidas em entrevista que evidenciem relações entre procedimentos práticos e características dos sons e da música; ler e interpretar figuras e gráficos que caracterizam as propriedades do som.

- realização de uma entrevista com um músico; análise dos resultados obtidos; trabalho em grupo; discussão com a classe.
- roteiro de atividade para entrevista; objetos que podem produzir sons, como fios de náilon, réguas, serrote etc.; objetos que não produzem sons, como barra de ferro rígida, fio de cobre etc.
- avaliar a qualidade das respostas às questões contidas no roteiro; avaliar o relatório-síntese da entrevista; avaliar a compreensão do aluno em relacionar as respostas fornecidas pelo especialista e as características dos sons; avaliar sua compreensão das principais características do som e de suas diferentes formas de representação gráfica.
3. Uma aula do barulho
(caracterização física de ondas sonoras por meio dos conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência e velocidade de propagação)
(2 aulas)
- associar diferentes características audíveis dos sons a grandezas físicas, como frequência e intensidade; caracterizar ondas mecânicas, por meio de conceitos de amplitude, comprimento de onda, frequência e velocidade de propagação, a partir de exemplos retirados de músicas e sons cotidianos; ler e interpretar gráficos que caracterizam as propriedades do som; utilizar gráficos e esquemas para representar propriedades do som.

- realização de atividades em grupo ou demonstrativas; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- aparelhos de som, instrumentos musicais e músicas diversas.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades, em termos de sua postura diante dos colegas e do professor; avaliar a compreensão do aluno ao relacionar características audíveis dos sons a grandezas físicas como amplitude, intensidade,
frequência etc.
4. Fazendo um som
(caracterização física de sons musicais; princípios físicos no funcionamento de instrumentos musicais; escalas musicais, interferência, ondas estacionárias, harmônicos, timbre; ressonância sonora)
(2 aulas)

- explicar, reproduzir, avaliar e controlar a emissão de sons por instrumentos musicais e outros sistemas; reconhecer o princípio de funcionamento de alguns instrumentos; relacionar mudanças em parâmetros físicos, como velocidade, tensão e comprimento, com as variações sonoras.
- realização de atividades experimentais em grupo ou demonstrativas; leitura do roteiro de execução dos experimentos; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe; utilização de linguagens gráficas e algébricas na análise de propriedades sonoras em instrumentos musicais.
- roteiro de atividade para discussão em grupo; materiais diversos para construção de instrumentos musicais artesanais (ver relação no roteiro).
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades, em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, e de seu envolvimento na realização e análise dos experimentos; avaliar sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar a compreensão do aluno ao relacionar sons produzidos por instrumentos musicais a características físicas, como altura e harmônicos; avaliar o uso de gráficos e relações matemáticas na solução de problemas que envolvem propriedades de sons em instrumentos musicais.

5. Uma entrevista do barulho
(avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades, em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, e de seu envolvimento na realização e análise dos experimentos; avaliar sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar a compreensão do aluno ao relacionar sons produzidos por instrumentos musicais a características físicas, como altura e harmônicos; avaliar o uso de gráficos e relações matemáticas na solução de problemas que envolvem propriedades de sons em instrumentos musicais.)
(2 aulas)

- explicar o funcionamento da audição humana para monitorar limites de conforto, deficiências auditivas e poluição sonora; reconhecer e discutir problemas decorrentes da poluição sonora para a saúde humana, e possíveis formas de controlá-los.
- atividade de organização dos conhecimentos a partir de discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização coletiva.
- roteiro de atividade para entrevista; lista com fontes de especialistas e especialidades para a realização da atividade.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades, em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, e de seu envolvimento na realização e análise da entrevista com especialista; avaliar sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar a compreensão do aluno sobre o funcionamento básico da audição e dos diferentes problemas relacionados à poluição sonora.
TEMA II - Luz: fontes e características físicas




6. Vendo o mundo
(situações, fenômenos e processos que envolvam a luz e a visão; fontes luminosas
e detectores de luz.)
(1 aula)

- identificar objetos, sistemas e fenômenos que envolvam a produção de luz e instrumentos ligados à visão no cotidiano; reconhecer a importância da classificação destes elementos, identificando critérios adequados para o estudo de fenômenos luminosos.
- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de uma discussão em pequenos grupos, com proposta de sistematização coletiva.
- roteiro da atividade visando identificar fontes de luz e equipamentos/instrumentos ligados à visão.
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos.
7. A câmara escura
(processos de formação de imagem e propagação retilínea da luz; relação entre tamanhos e distâncias do objeto e da imagem em uma câmara escura)
(1 aula)

- ler e executar procedimentos experimentais; analisar e elaborar hipóteses sobre resultados experimentais; associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar a qualidade das imagens produzidas; utilizar adequadamente a relação matemática que expressa a relação entre tamanhos e distâncias de objeto e imagem em uma câmara escura.
- realização de atividades experimentais em grupo; leitura do guia de execução do experimento; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro de atividade experimental e para discussão em grupo; material para atividade experimental
(ver relação no roteiro).
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades, em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, e de seu envolvimento na realização e análise dos experimentos; avaliar sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar a compreensão do aluno sobre a formação da imagem em função de parâmetros como distância do objeto, profundidade da câmara e tamanho do furo.
8. Refletindo
(propriedades da luz na reflexão em superfícies planas e esféricas; leis da reflexão em espelhos planos e esféricos; formação de foco e de imagens em espelhos planos e esféricos)
(2 aulas)
- ler e executar procedimentos experimentais; analisar e elaborar hipóteses sobre resultados experimentais; identificar e utilizar adequadamente a expressão matemática que expressa a relação entre distâncias de objeto, sua imagem e o foco, em espelhos planos e esféricos; associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz, em situações que envolvem espelhos planos e esféricos.
- realização de atividades experimentais em grupo, leitura do guia de execução dos experimentos; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro de atividade experimental e para discussão em grupo; material para atividade experimental
(ver relação no roteiro).
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades, em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, e de seu envolvimento na realização e análise dos experimentos; avaliar sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar a compreensão do aluno sobre as leis da reflexão em superfícies planas e esféricas e sobre a formação de imagens.

9. Refratando
(propriedades da luz na mudança de meios transparentes; leis da refração; formação de imagens nas mudanças de meio; características do olho humano e defeitos da visão)
(3 aulas)
- ler e executar procedimentos experimentais; analisar e elaborar hipóteses sobre resultados experimentais; associar características de obtenção de imagens a propriedades da luz nos meios materiais transparentes; identificar a mudança da imagem de objetos quando da mudança de meios materiais; explicar a correção dos problemas da visão, como miopia e hipermetropia, por meio do uso de lentes convergentes e divergentes; ler e representar em esquema gráfico os fenômenos da refração, utilizando raio de luz.

- realização de atividades experimentais em grupo; leitura do guia de execução dos experimentos; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro de atividade experimental e para discussão em grupo; material para atividade experimental
(ver relação no roteiro).
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades, em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, e de seu envolvimento na realização e análise dos experimentos; avaliar sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades.

PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 4º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I - Luz e cor





1. A caixa de cores
(luz e cores; influência da luz na percepção da cor refletida por um objeto)
(2 aulas)

- ler, interpretar e executar um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situações experimentais que envolvam fenômenos de iluminação; escrever relato de procedimento e observação de um experimento.

- atividade experimental e levantamento de conhecimentos prévios a partir de discussão em pequenos e grandes grupos, com proposta de sistematização em grande grupo.
- roteiro da Situação de Aprendizagem 1 visando à construção do experimento e material descrito no roteiro.
- a construção adequada do arranjo experimental; a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades; a compreensão do aluno acerca dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; as respostas às questões apresentadas no roteiro da Situação de Aprendizagem; a apresentação e interpretação dos resultados experimentais.

2. Decompondo e misturando luzes e cores
(decomposição da luz branca; diferenças entre mistura de cor-luz e cor-pigmento; definição das cores primárias; representação da luz como uma onda eletromagnética; relação da cor da luz com a frequência de onda; reflexão seletiva das cores pelas superfícies)
( aulas)

- ler, interpretar e executar um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situações experimentais ou teóricas que envolvem fenômenos de composição de cores de luz e de pigmento; ler e interpretar tabelas e representações esquemáticas de resultados de experimentos; reconhecer e utilizar adequadamente as unidades de frequência, comprimento de onda e velocidade da luz e a relação entre elas; elaborar comunicação escrita ou oral para relatar resultados de experimento qualitativo sobre composição de cores de luz e de pigmento utilizando esquemas, símbolos, cores e linguagem científica
- levantamento de conhecimentos prévios dos alunos a partir de discussão em pequenos grupos e sistematização em grande grupo. Em atividades experimentais: proposição de roteiro e montagem de experimento com discussão em grupo. Em resolução teórica de problema: debate para a compreensão da situação-problema, identificação do conhecimento científico adequado para a solução. Em ambas as atividades: apresentação oral ou escrita dos resultados.
- roteiros da Situação de Aprendizagem 2 visando à realização dos experimentos e material experimental descrito nos roteiros.
- a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades; seu envolvimento e sua compreensão ao realizar as atividades propostas; o uso correto de conceitos físicos e da linguagem culta e científica nas respostas das questões contidas no roteiro e na elaboração de sínteses de observações, análises e soluções.
3. Sombras de várias cores
(interação física entre a luz e a matéria; processo de percepção das cores pelo olho humano; cones como fotossensores; processamento das cores pelo cérebro)
(2 aulas)
- ler, interpretar e executar um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situação experimental que envolve fenômenos de sombras de luz coloridas; ler e interpretar gráfico de sensibilidade luminosa dos cones receptores de luz; elaborar comunicação escrita ou oral para relatar resultados de experimento qualitativo sobre sombras coloridas e interpretação de gráficos utilizando esquemas e linguagem científica; associar diferentes características de cores com a iluminação e com sua percepção pelo olho humano reconhecendo a função especializada dos cones.
- realização de atividade experimental em grupo; elaboração de hipóteses sobre resultados da experiência e análise dos resultados com discussão com a classe; análise de gráficos em grupo para a solução de problemas; produção de síntese das análises dos resultados.

- roteiro da Situação de Aprendizagem 3 visando à realização do experimento e material experimental descrito no roteiro.

- as respostas às questões contidas no roteiro para o encaminhamento da análise do gráfico da sensibilidade dos cones; a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades; seu envolvimento e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades.
4. Qual lâmpada se usa?
(espectro de emissão de lâmpadas variadas; absorção e reflexão da luz)
(2 aulas)

- ler e interpretar gráficos que representam espectro de emissão de variadas lâmpadas e de reflexão da luz por diferentes objetos; identificar e relacionar valores de dois gráficos para solucionar problemas de iluminação; relacionar mudanças de cor de objetos com o padrão de emissão das fontes de iluminação; elaborar comunicação escrita ou oral para relatar resultados de análises de interpretação de gráficos, utilizando linguagem científica adequada.

- realização de atividades em grupo; leitura do roteiro de execução da atividade e identificação da situação-problema apresentada; leitura e compreensão dos gráficos que caracterizam diferentes lâmpadas e os diferentes objetos com relação às propriedades luminosas; resolução das situações-problema; redação de uma síntese do processo de solução do problema de iluminação.
- roteiro da Situação de Aprendizagem 4.
- a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização da atividade; seu envolvimento e sua compreensão conceitual na solução das situações-problema; o uso correto de conceitos físicos e da linguagem culta e científica nas respostas às questões contidas no roteiro e na elaboração de síntese do processo de resolução do problema apresentado.
TEMA II - ondas eletromagnéticas e transmissões eletromagnéticas




5. Fazendo onda... Bloqueando onda
(situações, fenômenos e processos que envolvam ondas eletromagnéticas; propagação de ondas eletromagnéticas; emissão e detecção de ondas eletromagnéticas)
(2 aulas)

- ler, interpretar e executar um roteiro de atividade experimental; elaborar hipóteses e interpretar resultados de situação experimental que envolve fenômenos de produção, captação e bloqueio de ondas eletromagnéticas; elaborar comunicação escrita e relatar oralmente resultados de experimentos qualitativos sobre ondas eletromagnéticas; identificar no cotidiano as situações que envolvem conhecimentos físicos estudados nas atividades realizadas.

- atividade experimental acompanhada de questões que problematizam as observações experimentais; proposta de síntese da observação e ampliação do conhecimento com identificação do fenômeno no cotidiano; discussão e sistematização em pequenos/grandes grupos; apresentação oral de texto redigidos em grupo.
- roteiro da Situação de Aprendizagem visando à realização do experimento e material experimental descrito no roteiro.
- a execução das experiências propostas; respostas às questões contidas no roteiro; redação e apresentação de pequenos textos sobre a produção e captação de ondas eletromagnéticas no cotidiano; a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades; seu envolvimento e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades.
6. O espectro eletromagnético (caracterização do espectro eletromagnético; princípio de funcionamento de equipamentos de telecomunicação)
(2 aulas)

- elaborar esquema que representa a “linha de frequência” dos aparelhos de uso cotidiano; associar as características do espectro eletromagnético com o funcionamento dos equipamentos de telecomunicação; utilizar adequadamente fontes de pesquisa como bibliotecas, enciclopédias e internet; redigir síntese de pesquisas.
- proposição de roteiro de atividades em grupo; discussões coletivas com a classe; realização de pesquisa em grupo com uso de várias fontes de pesquisa; exposição e socialização dos produtos das pesquisas.
- roteiro da Situação de Aprendizagem 6.
- a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades; seu envolvimento na solução das questões apresentadas; sua compreensão dos conceitos físicos envolvidos nas atividades; os textos elaborados em grupo, analisando a redação e a compreensão dos alunos sobre os equipamentos de telecomunicação.
7. Evoluindo cada vez mais...
(evolução dos meios de comunicação; história da técnica e da tecnologia ligada à comunicação)
(2 aulas)

- associar a evolução dos meios de comunicação ao papel dos equipamentos de telecomunicação na sociedade moderna; redigir, utilizando linguagem e conceitos científicos corretamente, um texto identificando as possíveis influências culturais, sociais e econômicas que os aparelhos de comunicação tiveram e ainda têm; elaborar esquemas que representem a evolução dos meios de comunicação utilizando uma linha do tempo; avaliar os benefícios e os malefícios do uso de aparelhos de comunicação.
- leitura do roteiro de atividades; discussão, em grupo, das questões propostas; elaboração de esquemas gráficos representativos; redação de textos em grupo; discussão e sistematização com a classe.
- roteiro de Situação de Aprendizagem 7.
- como elementos de avaliação, podem ser considerados: a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização das atividades em termos de postura em relação aos colegas e ao professor; seu envolvimento na realização e análise das questões propostas no roteiro; sua compreensão dos conceitos físicos envolvidos; a redação de textos sobre a evolução dos equipamentos de telecomunicação e relato sobre ganhos e perdas com a invenção e uso de tais equipamentos; as representações em esquemas gráficos da evolução dos meios de comunicação.

  
==================================================
PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 1º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I -  Circuitos Elétricos




1. Reconhecendo a eletricidade no dia-a-dia
( equipamentos elétricos: características de funcionamento)
( 2 aulas )

- identificar a presença de eletricidade no cotidiano; classificar os equipamentos elétricos a partir de seu uso em tarefas cotidianas
- atividade de organização de conhecimentos prévios a partir de discussão em grande grupo e reconhecimento da eletricidade no cotidiano.

- roteiros 1.1. e 1.2 de atividades em grupo visando à catalogação e à classificação de equipamentos elétricos

- deve ser feita considerando as respostas dadas pelos alunos ao questionário; os resultados da classificação dos aparelhos nas tabelas; o envolvimento do aluno no desenvolvimento da atividade por meio de sua participação e das contribuições para o enriquecimento das discussões em grupo.

2. Entendendo as especificações dos aparelhos
(resistores, motores, fontes, potência e consumo da energia elétrica)
( 1 aula )

- identificar elementos que caracterizam a transformação da energia elétrica ,iniciar a discussão das grandezas apresentadas, tais como resistência elétrica, corrente elétrica, tensão, energia e potência elétrica.

- atividade de organização de informações recolhidas pelos alunos em casa discussão em grupos, usando os dados pelos alunos para iniciar a conceituação das principais grandezas da eletricidade.

- levantamento de especificação de equipamentos elétricos presentes no cotidiano dos alunos; roteiro 2 de atividades para discussão em grupo.

- deve ser feita considerando os resultados da pesquisa feita pelos alunos; as respostas das questões da atividade; o envolvimento do aluno no desenvolvimento da atividade, por meio de sua participação e das contribuições para o enriquecimento das discussões em grupo. 

3. Analisando um circuito elétrico.
( corrente, resistência, tensão elétrica e a primeira lei de Ohm; efeito Joule e a relação de potência com resistência, corrente e tensão)
( 2 aulas )

- identificar os principais elementos do circuito; relacionar os elementos do circuito, as grandezas envolvidas e suas unidades de medida- primeira lei de Ohm; definir corrente elétrica e  o modelo microscópico.

- usando lâmpadas de lanternas, pilhas e fios, avaliar a luminescência e relaciona-la com a capacidade elétrica das pilhas para poder discutir as quatro grandezas principais: corrente, tensão, resistência e potência elétrica.

roteiro 3 de atividade experimental com materiais de baixo custo

- deve ser feita considerando o trabalho nas montagens dos circuitos; as respostas das questões propostas; a resolução de exercícios; a participação e o envolvimento de cada aluno no desenvolvimento da atividade.

4. Choques elétricos
( corrente, resistência, tensão elétrica e a primeira lei de Ohm; modelo clássico da corrente elétrica; choque e seus efeitos)
( 2 aulas )

- identificar os perigos e procedimentos adquiridos para o manuseio da eletricidade; compreender o choque e seus efeitos

- questionário para entrevistar um eletricista

- roteiro 4 de entrevista

- deve ser feita considerando a elaboração do questionário para a entrevista; a qualidade das respostas coletadas; a entrega das questões da atividade; a resolução de exercícios; o envolvimento e a participação nas discussões em grupos.
5. Dimensionando o circuito doméstico
( resistência e a segunda lei de Ohm, corrente, tensão, potência dissipada (efeito Joule)
( 2 aulas )

- compreender o dimensionamento do circuito doméstico: entender a relação entre a resistência , o comprimento e a espessura do fio – segunda lei de Ohm

- utilizando tabelas de manuais de eletrodomésticos, será realizada uma discussão para entender a relação entre o comprimento, a espessura e a resistência elétrica do fio e as causas de possíveis curtos-circuitos nas redes domésticas.

- roteiro 5 de atividade e tabela de especificação de eletrodomésticos.

- deve-se avaliar a entrega das respostas das questões propostas na atividade;  a resolução de exercícios;os resultados das pesquisas.

6. Energia elétrica e a conta de luz mensal
( potência elétrica e energia elétrica)
( 2 aulas )

- compreender como é feita a medida da energia elétrica; estimar o custo e o gasto de energia elétrica; conhecer as alternativas seguras de economia de energia elétrica; perceber a relação entre o consumo de energia, a potência e o tempo.

- usando uma conta de energia elétrica  (conta de luz), estimar o gasto e o custo da  energia nas casas; a partir dessa discussão, identificar os aparelhos que mais consomem energia nas casas e assim propor alternativas de economia.

- roteiro 6 de atividade e conta de energia elétrica.

- deve ser feita considerando a entrega das respostas das questões propostas na atividade; a resolução de exercícios; os resultados realizados; o envolvimento e a participação no desenvolvimento da atividade.

TEMA II - CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS





7. Percepção dos campos e sua natureza
( carga elétrica; pólos; magnéticos; eletrização; campo elétrico; campo  magnético e força elétrica)
( 2 aulas )

- identificar as propriedades elétricas e magnéticas, compreendendo a interação através de campos; reconhecer ao processos de eletrização; diferenciar um condutor de um isolante térmico

- por meio do uso de pêndulos, construídos com material de baixo  custo, serão exploradas as propriedades elétricas e magnéticas, relacionando-as com seus respectivos campos de força.

- roteiro 7 de atividade experimental com materiais de baixo custo

- deve ser feita a partir das respostas dadas às questões propostas, à resolução de exercícios e nos envolvimento com o desenvolvimento da atividade

8. Estimando as grandezas
( ordem de grandeza e estimativa de grandezas elétricas, como resistência, tensão elétrica e corrente)
( 1 aula )

- estimar ordem de grandeza
- utilizando objetos do cotidiano do aluno, buscar estimar a ordem das grandezas envolvidas em alguns fenômenos.
- discussão teórica
- deve ser feita a partir das respostas dadas às questões propostas, à resolução de exercícios e no envolvimento dom o desenvolvimento da atividade.


PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 2º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I - Campos e Forças eletromagnéticas.





1. Conhecendo as linhas de campo do ímã
( campo magnético, linhas de campo e pólo magnético)
( 2 aulas )

- reconhecer e utilizar adequadamente símbolos, códigos e representações geométricas da linguagem científica no estudo dos campos magnéticos e suas fontes; utilizar linguagem escrita pra relatar experimentos e questões relativos à identificação das características de campos magnéticos; identificar fenômenos naturais, estabelecer relações e identificar regularidades em fenômenos que envolvem magnetismo; utilizar procedimentos e instrumentos de observação, representar resultados experimentais, elaborar hipóteses e interpretar resultados em experimentos que envolvem campo magnético.

- elaboração de hipóteses; realização de atividades experimentais em grupo; discussão de resultados experimentais; verificação de hipóteses; aplicação dos resultados em outras situações.

- roteiro de atividades para discussão em grupo
- material experimental:ímãs, bússolas, limalha de ferro e papel em branco.

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização e na análise dos experimentos e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades;  avaliar a capacidade do aluno em compreender que linhas de campo são uma forma de representação do campo magnético, em identificar a direção das linhas de campo de um ímã em dada posição, bem como os seus pólos magnéticos.

2. Campo magnético de uma corrente elétrica
(campo magnético de uma corrente elétrica e suas características)
( 3 aulas )

- reconhecer e utilizar adequadamente símbolos, códigos e representações geométricas da linguagem científica em situações que envolvem  corrente elétrica e campo magnético ;  utilizar linguagem escrita para relatar experimentos e questões que evidenciam a relação entre carga em movimento  e campo magnético; identificar, estabelecer relações e regularidades em fenômenos eletromagnéticos; utilizar procedimentos e instrumentos de observação, representar resultados  experimentais , elaborar hipóteses e interpretar resultados em situações que envolvam interações entre corrente elétrica e campo magnético.

- realização de atividades experimentais em grupo; leitura o guia de execução dos experimentos; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe

- roteiro de atividade para discussão em grupo.
- Material experimental: bússola, limalha de ferro, folha de papel em branco, pedaço de plástico rígido, pilha e fios de conexão e pedaço de fio metálico rígido.

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização e na análise dos experimentos e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; avaliar a compreensão do aluno de relacionar fenômenos elétricos e magnéticos, de associar cargas em movimento à geração de um campo magnético e de obter o sentido e a intensidade de um campo magnético gerado por corrente elétrica em configuração simples.

3. Gerando eletricidade com um ímã.
(fluxo do campo magnético; corrente elétrica estabelecida pela variação do fluxo do campo magnético; corrente elétrica estabelecendo campo magnético)
( 2 aulas )
- reconhecer e utilizar adequadamente símbolos, códigos e representações geométricas da linguagem científica em situações que envolvem  fenômenos
eletromagnéticos, relatar, por meio de  linguagem escrita experimentos e questões relativos à identificação da relação entre campo magnético e campo elétrico; identificar fenômenos eletromagnéticos, estabelecer relações e identificar regularidades; utilizar procedimentos e instrumentos de observação , representar resultados experimentais, elaborar hipóteses e interpretar resultados em situações que envolvem fenômenos eletromagnéticos.
- realização de atividades experimentais em grupo;leitura do guia de execução dos experimentos; elaboração de  hipóteses de trabalho;analise dos resultados e discussão com a classe.

- roteiro de atividade para discussão em grupo.
- material experimental: fio de cobre rígido nº 25, ímã em forma de barra e bússola.

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização e na análise dos experimentos e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades; - avaliar a compreensão do aluno de que a variação do fluxo de um campo magnético pode gerar corrente elétrica em um fio e, portanto, que energia elétrica pode ser obtida a partir da variação de um campo magnético.

TEMA II
Motores e geradores; produção de movimento




4. Construindo um motor elétrico
( motor elétrico e funcionamento; transformação de energia elétrica em movimento; campo magnético; força magnética, corrente elétrica e fluxo magnético)
( 2 aulas )

- ler e interpretar procedimentos experimentais apresentados em guias de construção de um motor elétrico simples; utilizar procedimentos e instrumentos adequados para realizar experimentos, elaborar hipóteses e interpretar resultados na construção de um motor elétrico  simples; identificar em dada situação-problema as informações relevantes e possíveis estratégias para resolve-la em situação que envolve construção de motor elétrico simples; relatar por meio de linguagem escrita e oral experimentos e questões relativas à construção de um motor elétrico
- montagem e discussão do princípio de funcionamento de um motor elétrico

- roteiro de atividade de montagem de um motor elétrico.
Material experimental:
90 cm de fio de cobre esmaltado ( nº 26); 2 presilhas de pastas, 1 pilha grande; um ímã em barra e pedaço de madeira
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização e na análise dos experimentos e sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades.

5. Entendendo geradores elétricos.
( geradores elétricos, transformação de energia de movimentos em eletricidade; força magnética)
( 1 aula )

- ler e interpretar procedimentos experimentais apresentados em guias de construção de um motor elétrico simples; utilizar procedimentos e instrumentos adequados em situações de análise de um gerador de eletricidade; identificar em dada situação-problema as informações relevantes e possíveis estratégias para resolve-la em situação que envolve análise de um dínamo; relatar por meio de linguagem escrita e oral, experimentos e situações  relativas ao uso de dínamos

- utilização de um dínamo para discutir os principais elementos e fundamentos dos geradores elétricos.

- roteiro de atividades
- material experimental:
Um dínamo, uma bússola, pedaços de fio e um led.

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização e na análise do experimento e de  sua compreensão dos procedimentos e conceitos físicos envolvidos nas atividades propostas; avaliar a capacidade do aluno em relacionar energia mecânica e energia elétrica em geradores elétricos, conceitualmente e em situações reais

TEMA III - Produção e consumo de energia elétrica




6. Compreendendo o funcionamento das usinas elétricas.
(transformação de energia; indução magnética)
( 3 aulas )

- reconhecer os diversos processos de produção de energia elétrica, identificando neles a conservação da energia ; consultar, analisar e interpretar textos e comunicações sobre fontes e uso de energia elétrica; elaborar comunicações orais e escritas para relatar as pesquisas sobre processos de produção de eletricidade e seus impactos ambientais e sociais; analisar, argumentar e posicionar criticamente em relação à produção e ao uso social da energia elétrica.

- a partir da discussão de processo de produção de energia elétrica da usina hidrelétrica, inicia-se um debate sobre as outras formas de produção e os respectivos  impactos ambientais e sociais; analisar, argumentar e posicionar criticamente em relação à produção e ao uso social da energia elétrica.

- roteiro de atividades; pesquisa sobre usinas; simulações virtuais, problemas.

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização,  análise e apresentação dos resultados das pesquisas, de sua compreensão das informações, contextualizações e conceitos físicos envolvidos nas atividades e de sua participação nos debates; avaliar a capacidade do estudante em relacionar a produção de energia em grande escala ao uso de geradores eletromagnéticos, associando o princípio de funcionamento das usinas de transformações de energia mecânica (movimento) em eletricidade; avaliar a capacidade do estudante em comparar diferentes fontes e processos de geração de eletricidade, do ponto de vista das transformações de energia envolvidas, bem como de aspectos sócio-ambientais e econômicos

7. Compreendendo uma rede de transmissão.
(transmissão de energia elétrica)
( 1 aula )

- elaborar hipóteses sobre os processos e componentes envolvidos na transmissão da energia elétrica desde uma usina até um centro de consumo; identificar em dada situação-problema as informações relevantes para elaboração de possíveis estratégias pra resolvê-la; analisar e interpretar informações de consultas sobre formas de transmissão de energia elétrica; elaborar comunicações escritas ou orais para relatar processos e produtos de pesquisas; pesquisa, utilizar e analisar informações de consultas sobre formas de produção de energia elétrica para a confrontação de hipóteses, argumentações e para a elaboração de propostas; reconhecer a tecnologia como parte integrante da cultura contemporânea.

- utilizando resultados de pesquisas e consultas, analisa-se o processo de transmissão de energia elétrica de uma usina hidrelétrica para as cidades, com uso de redes de alta tensão

- roteiro de atividades
- pesquisas e consultas
- debate

- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização,  análise e apresentação dos resultados das pesquisas, de sua compreensão das informações  e conceitos físicos envolvidos nos processos de transmissão de energia elétrica da usina ate as residências; avaliar a capacidade do estudante de compreender e analisar o processo de transmissão de energia em grande escala e de prever e discutir causas e conseqüências de possíveis  perdas

8. Energia elétrica e uso social
(produção de energia elétrica e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH))
( 2 aulas )
- ler, interpretar, comparar e utilizar informações apresentadas em tabelas e gráficos. Analisar criticamente, de forma qualitativa e quantitativa as implicações sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos energéticos; analisar fatores sócio-econômicos associados às condições de vida e saúde das populações humanas, por meio da interpretação de indicadores como IDH.

- análise, interpretação e questões sobre dados e informações trazidos nos gráficos e tabelas sobre a matriz energética brasileira, índices sócio-econômicos associados à demanda e ao consumo de energia e história da eletricidade no Brasil.

- roteiro de atividade para discussão em grupo
- avaliar a variedade e a qualidade das manifestações do aluno durante a realização dos experimentos em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, de seu envolvimento na realização das tarefas e de sua compreensão das informações sobre a evolução da produção de energia elétrica e relações com o desenvolvimento econômico e com qualidade de vida.



PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 3º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I - matéria, suas propriedades e organização. Átomo: emissão e absorção da radiação





1. Objetos que compõem o nosso mundo: semelhanças e diferenças
(modelos atômicos e de organização de átomos e moléculas na constituição da matéria (para explicar as características macroscópicas observáveis))
( 2 aulas )

- identificar diferentes tipos de materiais no cotidiano; classificar os componentes do universo físico a partir critérios especificados em discussões de grupo; compreender a constituição e a organização da matéria viva e não viva, suas especificidades e suas relações com a estrutura atômica.
- organização de conhecimentos prévios, primeiramente com discussão em pequenos grupos, a partir de um roteiro, e sistematização em grande grupo.
- roteiro da Situação de Aprendizagem, visando identificar as características básicas da matéria.
- verificar a variedade e a qualidade das manifestações dos alunos; a capacidade de organizar e estabelecer categorias em função de características inferidas; a qualidade do relatório que sintetiza a discussão em grupo.
2. Como podemos “ver” um átomo?
(estrutura atômica e espalhamento de partículas; modelo atômico de Rutherford; modelo atômico de Bohr.)
( 2 aulas )

- compreender processos de construção de ideias na ciência; explorar historicamente o processo de construção de modelos da estrutura atômica; utilizar procedimentos e instrumentos de observação, representar resultados experimentais, elaborar hipóteses e interpretar resultados em situações que envolvem fenômenos de espalhamento de partículas.

- realização de atividades experimentais em grupo; leitura do guia de execução do experimento; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro da Situação de Aprendizagem; material para a experiência.
- avaliar a capacidade dos alunos de levantar hipóteses e a qualidade da argumentação ao justificá-las em resposta às questões solicitadas no roteiro.
3. Dados quânticos.
(a quantização da energia para explicar a absorção e a emissão da radiação pela matéria; modelo atômico de Bohr.)
( 2 aulas )
- elaborar hipóteses sobre os processos e os componentes envolvidos nas trocas de energia no átomo; utilizar o modelo de quantização da energia para explicar a absorção e a emissão de radiação pela matéria; utilizar tratamento matemático para os níveis de energia do átomo de hidrogênio.

- realização em grupo de atividade lúdica na forma de um jogo de dados; leitura do guia de execução da Situação de Aprendizagem; elaboração de hipóteses sobre os processos de emissão e absorção atômicos; análise dos resultados e discussão com a classe: jogo de dados e análise de questões.
- roteiro da Situação de Aprendizagem, cartolina, papel branco, tesoura e cola.
- avaliar a compreensão dos alunos quanto ao conceito de quantização e a qualidade das respostas às questões propostas, do ponto de vista matemático e conceitual.
4. Identificando os elementos químicos dos materiais
(produção do espectro de emissão de radiações; relação das linhas espectrais com as substâncias)
( 1 aula )

- utilizar linguagem escrita para relatar experimentos e questões relativos à produção de espectros; ler e interpretar texto científico; analisar e interpretar resultados de atividade experimental demonstrativa; utilizar modelos quânticos para interpretação dos espectros de emissão de substâncias.

- realização de atividades experimentais ou demonstrativas em grupo; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro da Situação de Aprendizagem para a atividade demonstrativa; materiais diversos para a produção de espectros de emissão de substâncias.
- avaliar a compreensão do aluno sobre os processos de emissão de luz em termos do modelo quântico e sua capacidade de interpretação, por meio de leitura e respostas às questões, do relato científico proposto.
5. Um equipamento astronômico.
(espectroscópio e espectros de fontes luminosas; linhas espectrais; difração da luz)
( 1 aula )

- utilizar linguagem escrita para relatar experimentos e questões relativos à identificação das características dos espectros; identificar fenômenos naturais, estabelecer relações e identificar regularidades em fenômenos que envolvem espectros luminosos; utilizar procedimentos e instrumentos de observação, representar resultados experimentais, elaborar hipóteses e interpretar resultados em experimentos que envolvem espectros eletromagnéticos.

- realização de atividades experimentais em grupo; discussão de resultados experimentais; verificação de hipóteses; aplicação dos resultados em outras situações.
- roteiro; discussão em grupo; material experimental.
- avaliar o envolvimento dos alunos na realização e na análise do experimento e de sua compreensão do procedimento envolvido na atividade; avaliar a capacidade do aluno de compreender a produção de espectros por difração e de identificar as linhas das substâncias no espectro com sua devida representação.
6. Astrônomo amador.
(espectros de radiação e sua utilização pelas tecnologias na caracterização de substâncias; fundamentos de Astrofísica; espectros de emissão e de absorção)
( 1 aula )

- reconhecer e utilizar adequadamente símbolos, códigos e diagramas da linguagem científica em situações que envolvem espectros luminosos; utilizar linguagem escrita para relatar observações e questões que evidenciam a relação entre substância e linhas espectrais; identificar, estabelecer relações e regularidades em espectros luminosos; elaborar hipóteses e interpretar resultados em situações que envolvam espectros luminosos de fontes distantes.

- realização de atividades experimentais simuladas em grupo; leitura do roteiro dos experimentos; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro da Situação de Aprendizagem para trabalho em grupo; ilustrações de espectros de estrelas e de elementos químicos.
- avaliar a capacidade do aluno de análise por meio de imagens; avaliar a compreensão do aluno quanto à função da análise espectral.
7. O poderoso laser.
(uso de luz  laser  em diversificadas situações; processos de emissão estimulada de radiação (laser))
( 1 aula )

- reconhecer e utilizar adequadamente termos da linguagem científica em situações que envolvem laser; relatar, por meio de linguagem escrita, experimentos e questões relativas à identificação da relação entre emissão estimulada e emissão espontânea; identificar fenômenos de emissão estimulada, estabelecer relações e identificar regularidades.

- realização de atividades experimentais em grupo; leitura do guia de execução dos experimentos; leitura de texto; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro de atividade para discussão em grupo; trecho de texto para leitura; ponteira laser e lanterna.
- avaliar a compreensão do aluno sobre os processos de emissão estimulada; avaliar a compreensão do aluno em relação às aplicações do  laser por meio da leitura do artigo proposto e respostas às questões solicitadas.
TEMA II - Fenômenos nucleares




8. Formação nuclear.
(modelo de núcleo atômico; radioatividade, forças nucleares; interação forte)
( 2 aulas )
- reconhecer e utilizar adequadamente símbolos, códigos e diagramas da linguagem científica em situações que envolvem núcleos atômicos; utilizar linguagem escrita para relatar observações e questões que evidenciam a relação de prótons e nêutrons no interior dos núcleos; identificar, estabelecer relações e regularidades em fenômenos nucleares; elaborar hipóteses e interpretar resultados em situações que envolvam a estabilidade dos núcleos, as forças nucleares e as emissões de radiação ionizantes.

- realização de atividades em grupo; leitura do guia de execução da atividade; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro de atividade para trabalho em grupo; bolinhas de isopor para representar prótons e nêutrons e espirais para encadernação.
- avaliar a compreensão do aluno sobre a estrutura dos núcleos atômicos, verificando se ele foi capaz de responder às questões com esta atividade.
9. Decaimentos nucleares: uma família muito estranha
(decaimentos nucleares, estabilidade nuclear; famílias de decaimento nuclear)
( 2 aulas )
- reconhecer e utilizar adequadamente símbolos, códigos e diagramas da linguagem científica em situações que envolvem decaimento nuclear; identificar diferentes radiações presentes no cotidiano, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético; compreender as transformações nucleares que dão origem à radioatividade para reconhecer sua presença na natureza e em sistemas tecnológicos; reconhecer a presença da radioatividade no mundo natural e em sistemas tecnológicos, discriminando características e efeitos.

- realização de atividades em grupo; leitura do roteiro da atividade; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro de atividade para trabalho em grupo.
- avaliar a compreensão do aluno sobre as famílias de decaimento nuclear, por meio da habilidade de análise e reconhecimento da linguagem científica e da montagem correta do quebra-cabeças.
10. Desvendando o que há por dentro da “caixa-preta”
(natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina)
( 2 aulas )
- utilizar linguagem escrita para relatar observações e questões que evidenciam o uso de radioatividade na medicina; conhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso na medicina.

- realização de atividades em grupo; leitura do guia de execução da atividade; elaboração de hipóteses de trabalho; análise dos resultados e discussão com a classe.
- roteiro de atividade para trabalho em grupo; materiais do dia a dia para a realização de atividade metafórica.
- avaliar a compreensão do aluno sobre o uso de isótopos radioativos na medicina nuclear, por meio da qualidade de suas manifestações em relação ao procedimento adotado e identificação correta da imagem.



PLANO DE ENSINO DE FÍSICA – 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - 4º BIMESTRE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
(conteúdos e temas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÃO
TEMA I - Partículas elementares





1. A matéria em uma perspectiva histórica
(as concepções da matéria em diferentes períodos históricos)
( 3 aulas )

- compreender os processos de construção da ciência em uma perspectiva histórica de longa duração.
- pesquisa prévia e organização coletiva.
- roteiro de pesquisa e acesso à internet e outras fontes de pesquisa, fora do ambiente escolar.
- avaliar a habilidade em obter informações sobre um tema predeterminado e capacidade de sistematização e organização em forma de um painel.
2. A Ciência no Brasil
(apresentação histórica da importância do méson π e o papel do Brasil na ciência Mundial)
( 1 aula )

- compreender os processos de criação da ciência em uma perspectiva histórica; reconhecer a participação da ciência brasileira no cenário mundial; desenvolver a competência de leitura.
- atividade de leitura e interpretação de notícia sobre descoberta científica.
- roteiro de atividade, reportagens antigas.
- realização e qualidade das respostas às questões propostas.
3. Novas partículas no cenário da física
(análise de partículas em câmaras de bolhas)
( 2 aulas )

- análise de dados experimentais e compreensão dos processos de construção de ideias na ciência.
- atividade prática de análise de imagens representando as trajetórias de partículas.
- roteiro de pesquisa e imagens semelhantes às obtidas em câmaras de bolhas.
- avaliar a habilidade de se analisar dados experimentais adequadamente.
4. Transformações de partículas
(transformações de partículas e leis de conservação)
( 1 aula )

- analisar através de linguagem científica os processos de transformação de partículas.
- atividade de análise de uma situação-problema.
- roteiro da atividade.
- avaliar a habilidade em analisar situações e resolver problemas.
5. O modelo dos quarks
(a concepção atual de partículas elementares e o modelo padrão)
( 2 aulas )

- leitura e interpretação de texto e análise de problemas.
- atividade de sistematização de ideias por meio de problema fechado.
- roteiro de pesquisa.
- avaliar a capacidade de se obter informações do texto para solução de problemas.
6. Aceleradores de partículas: novas perspectivas para o conhecimento
(avaliar a capacidade de se obter informações do texto para solução de problemas.)
( 1 aula )

- compreender os procedimentos atuais de pesquisa em laboratórios destinados ao estudo das partículas elementares.
- pesquisa e atividade de leitura de texto de divulgação científica.
- roteiro de pesquisa e textos de divulgação científica sobre o acelerador LHC.
- avaliar a capacidade de leitura de texto científico e de sistematização de ideias.
TEMA II - microeletrônica e informática




7. Os meios de comunicação
(meios de comunicação analógicos e digitais)
( 2 aulas )

- reconhecer termos científicos presentes no cotidiano.
- atividade com montagem experimental e discussão de problemas.
- roteiro da atividade.
- avaliar a habilidade de se fazer hipóteses e testá-las; avaliar a criatividade para resolver problemas.
8. Transistores: o ouvido eletrônico
(transistores e sistemas digitais)
( 2 aulas )

- reconhecer a presença dos dispositivos eletrônicos na sociedade; competência leitora em texto científico.
- leitura de texto.
- roteiro da atividade.
- avaliar a capacidade de compreensão de termos técnicos na leitura.
9. A informação e a tecnologia na vida atual
(componentes eletrônicos)
( 2 aulas )

- reconhecer a presença dos dispositivos eletrônicos na sociedade.
- pesquisas.
- roteiro da atividade.
- avaliar a capacidade de obtenção e sistematização de informações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário